Leituras Temáticas

Capítulo de Grupo
O capítulo 4 cujo o nome é: "Transgressão e corpo localizado: género, sexo e o professor homossexual" tratado por Eric Roffes retrata a sua história de vida.
Eric Roffes, um professor homossexual de meia-idade, possui um currículo profissional vasto. Já deu aulas em jardins-de-infância, escolas primárias e de 3º ciclo e, atualmente, dá aulas de cursos de educação.
Para além disso, a sua maior luta é perscrutar os direitos dos homossexuais. De forma a que, as discriminações para com a comunidade LGBT terminem.
O autor e narrador, diz-nos que principalmente os professores, são pessoas que têm muita dificuldade em assumir a sua homossexualidade, dado que supostamente devem incutir e preservar os valores tradicionais e moldar os próprios alunos a regras com as quais eles não concordam. Talvez por isso, quando estes docentes decidem revelar este tipo de informação, acabam por ser de certa forma excluídos da sociedade podendo vir a sofrer de agressões físicas e verbais, podendo até perder o emprego.
No entanto, isto não se observa unicamente com os professores do mundo mas sim na sociedade em geral. Neste caso, o autor, permiti-nos ver o quão difícil foi para si manter uma postura que não relatasse o seu verdadeiro eu, optando assim por assumir a sua sexualidade desde o primeiro dia de aulas, de forma a promover o respeito mutuo, a sinceridade e uma pedagogia correta em relação a temas como a homossexualidade.
Em suma, já há muito que os homens homossexuais lutam por serem aceites e admitidos na sala de aula como educadores. No entanto, os sacrifícios e as implicações que estes tem na educação democrática e na transformação social continuavam, pois a sociedade continua a subcategoriza-los.