"Currículo e Tecnologia Educativa" 

Novos Espaços para a Alfabetização

Atualmente a nossa sociedade e a nossa vida quotidiana têm vindo a melhorar e a acumular tecnologias, que desde o século XX são principalmente tecnologias digitais. Este processo de densificação tecnológica tornou-se tão normal para nós que seria impossível ou muito difícil pensar noutra situação, pensar num mundo sem tecnologias. Podemos dizer que estamos no terceiro ambiente, um ambiente onde a Internet é uma expressão mais notável e desenvolvida.

Hoje em dia, já não temos necessidade de andar carregados com livros agora podemos "carregar" esses livros em agendas eletrónicas. Conseguimos aliviar o peso físico da informação mas também conseguimos aumentar a sua densidade, o que permitiu o aumento da densidade da nossa vida quotidiana.

As duas caraterísticas mais associadas ao novo ambiente são a Portabilidade/Proximidade e a Hibridação. Quanto à Portabilidade/Proximidade os dispositivos tecnológicos são cada vez mais fáceis de transportar e, por isso, aproximamo-los ainda mais do nosso corpo. Estão tão próximos do nosso corpo, como por exemplo os telemóveis e os MP3, que começaram a fazer parte da nossa indumentária. Podemos também transportar quantidades enormes de informação para qualquer lado. A Hibridação é o processo onde as diferentes tecnologias se fundem umas com as outras. Por exemplo, um telemóvel tanto é uma agenda e uma câmara digital como é um leitor de vídeo e um televisor. Isto acontece com todos os dispositivos tecnológicos que inserimos na nossa vida.

O mundo digital está a afetar os espaços sócio-culturais e por consequência os sócio-educativos. A escola de massas foi o espaço sócio-cultural mais importante para a humanidade onde foram formadas as novas gerações. A escola é entendida como o sítio do conhecimento e da alfabetização.

Até ao século passado, a escola era o único sítio com acesso e utilização das tecnologias digitais mas deixou de ter esse privilégio devido à densidade tecnológica. Atualmente podemos encontrar e utilizar tecnologias digitais em espaços não escolares que levou à pergunta "que outros novos espaços apareceram?". Para conseguir responder a essa pergunta é necessário distinguir espaços "reais" e espaços "virtuais". Nos espaços "reais" temos a nossa casa e os cibercafés. Nos espaços "virtuais" a lista é surpreendente, os mais importantes são classificados pela atividade fundamental que neles decorre como o jogo (MUD - MMORPG), a comunicação (Messenger - Chat), a informação/conhecimento (Fóruns - Wikipédia), a identidade (My Space, Pessoais Web) e a criação (Pessoais Web, YouTube).


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